sábado , 22 setembro 2018
Início » Outros » Como saber o numero do PIS ?

Como saber o numero do PIS ?

Como saber o numero do PIS ?

Como saber o numero do PIS

Qualquer cidadão brasileiro atuando no mercado de trabalho e que deseja verificar como anda a sua conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), necessita ter acesso ao Número de Identificação Social (NIS), que também recebe o nome de PIS (Programa de Integração Social) ou NIT no território nacional.

Esse dado pode muito bem ser descoberto através das notificações do FGTS, que são repassadas pelas agências da Caixa Econômica Federal e até mesmo encontradas na sua carteira profissional de trabalho.

Embora sejam aceitos até três nomeações diferentes, todas correspondem a mesma sequência numérica. A única distinção é que esses dados podem ser apanhados em duas fontes de informações. Isso justifica os termos: NIT, NIS e PIS.

Entenda o conceito e a importância do PIS

Vale salientar que a numeração do PIS é determinada a partir do primeiro trabalho oficial de um cidadão brasileiro. O NIS, por sua vez, é oriundo de uma fonte, o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). O CNIS, por sua vez serve para unir todos os dados daqueles que ganham alguma ajuda social do Governo Federal, tal como o programa Bolsa Família.

Esse número único é exigido para diversos procedimentos relevantes nos dias de hoje: o FGTS, o seguro-desemprego, o abono salarial, entre outros.

No entanto, o que ocorre quando você não está conseguindo achar o seu PIS? É importante frisar que dá para conseguir isso contando com um acesso à internet e ao site oficial do CNIS.

Como saber o numero do PIS

Confira o passo de Como saber o numero do PIS

É possível Como saber o numero do PIS de maneira simples, rápida e ágil ao entrar nesta plataforma. Vamos conferir essas dicas agora mesmo?

1º passo

A primeira ação é entrar neste endereço eletrônico. Neste ambiente, você vai achar a opção “Inscrição” localizada no lado superior à esquerda do Menu. É preciso apertar ali e, posteriormente, selecionar o termo “Filiado”.

2º passo

Logo depois, você necessita escrever o seu nome inteiro no espaço “Nome de Filiado”, o nome e sobrenome de sua mãe, exatamente como se encontra na carteira de trabalho. O próximo ato é inserir o seu CPF e a data do seu nascimento.

3º Passo

Quando chegar na parte referente aos “Documentos Complementares”, basta adicionar os dados do RG sem nenhum ponto e hífen. Depois, você deve digitar as palavras que surgirão na imagem situada na parte debaixo da tela. Por fim, aperte em “Continuar”.

4º Passo

Caso os detalhes solicitados tenham sido colocados corretamente, vai aparecer um comunicado na tonalidade vermelha, revelando que você faz parte do CNIS.

Assim, é só pegar os dados do PIS que vão pintar ao fim deste recado oficial. Afinal, esta é a sua identificação como profissional e é válida em todo o território nacional. Pronto, tudo resolvido!

A partir daí, você conta com a chance de fazer diversas operações, como, por exemplo, dar uma olhada no saldo de sua conta do FGTS. E sempre que tiver novamente em dúvida a respeito do seu PIS, é só repetir esse processo online! Bem fácil, né?

Veja também: Quais os principais aeroportos do brasil ?

Avaliação do Usuário: Seja o primeiro!
Compartilhe nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *