quarta-feira , 24 abril 2019
Início » Filosofia

Filosofia

Por que a ética existencialista é considerada a ética do desespero?

Por que a ética existencialista é considerada a ética

Por que a ética existencialista é considerada a ética do desespero? Porque somos livres, escolhemos, temos a angústia de escolher e o desespero de perder tudo. Mas, também estamos desamparados, isto é, não temos muletas, desculpas ou a quem culpar por nossas escolhas. Gostou da resposta? Deixe seu comentário abaixo! Veja também: Trás ou traz?

Leia Mais »

A qual filósofo pertencem essas reflexões?

A qual filósofo pertencem essas reflexões

A qual filósofo pertencem essas reflexões? – O interesse nos lança à ilusão de que somos racionais e livres. – Nossas ações são um impulso cego determinado pela causalidade natural. – Agir por interesse é agir à maneira dos animais: somos determinados por motivações vitais, físicas, psíquicas. – Desejos, impulsos, apetites, comportamentos naturais, geralmente são muito mais fortes do que …

Leia Mais »

Qual era a principal característica do conhecimento no paradigma tradicional?

Qual era a principal característica do conhecimento no paradigma

Qual era a principal característica do conhecimento no paradigma tradicional? a) O conhecimento era pouco objetivo e não fragmentado. b) O conhecimento era objetivo e construído como uma teia. c) O conhecimento era muito subjetivo e fragmentado. d) O conhecimento era totalmente objetivo e fragmentado. e) O conhecimento era subjetivo e não fragmentado. A resposta correta é a letra d) O …

Leia Mais »

Qual a definição atual e mais completa de psicologia?

Qual a definição atual e mais completa de psicologia

Qual a definição atual e mais completa de psicologia? a) Conjunto de conhecimentos que englobam o saber a respeito dos transtornos da psique. b) Ciência que estuda a personalidade e avalia transtornos mentais. c) Conjunto de conhecimentos sobre as patologias do sistema nevoso central e suas relações com os aspectos da mente. d) Estudo da alma e aspectos relacionados à …

Leia Mais »

O que Rousseau (1712-1778) afirma na sua obra do contrato social?

O que Rousseau (1712-1778) afirma na sua obra do contrato

O que Rousseau (1712-1778) afirma na sua obra do contrato social? a) Que é impossível estabelecer um pacto social, uma vez que os homens são naturalmente egoístas. b) Que o pacto social não precisa ser estabelecido ou combinado, uma vez que naturalmente os homens se regulam ao viver em sociedade. c) Que o pacto social precisa considerar a vontade divina …

Leia Mais »

Qual filósofo defende as seguintes premissas?

Qual filósofo defende as seguintes premissas

Qual filósofo defende as seguintes premissas? I. O homem é, por natureza, um ser político que não consegue viver sozinho, por isso realiza a sua felicidade plena na pólis. II. É na cidade que se concretiza a felicidade, já que não teria sentido algum para o homem ser virtuoso se não fosse com o objetivo de compartilhar com os demais …

Leia Mais »

Com relação ao conhecimento filosófico, analise as afirmativas abaixo:

Com relação ao conhecimento filosófico

Com relação ao conhecimento filosófico, analise as afirmativas abaixo: I – A filosofia não é algo abstrato e de ideias de difícil compreensão, destinada somente a filósofos e iniciados. II – O conhecimento filosófico é o mesmo que o conhecimento científico, a única diferença é o método, uma vez que na filosofia o privilégio é para o raciocínio, a razão …

Leia Mais »