quinta-feira , 15 novembro 2018
Início » História » O que motivou o ataque as torres gêmeas ?

O que motivou o ataque as torres gêmeas ?

O que motivou o ataque as torres gêmeas ?

O que motivou o ataque as torres gêmeas

O dia 11 de setembro de 2001 marcou uma data histórica para os Estados Unidos da América e para todo o mundo, seguindo a inércia do próprio título desse artigo? O que motivou o ataque as torres gêmeas?

Antes de entender os acontecimentos de 2001 e até mesmo trabalhar com o nome do grande artífice do atentado, Osama Bin Laden, vamos retornar para o ano de 1996, preparados? Então faremos essa pequena viagem ao tempo para que todos os fatos dessa fatídica tragédia sejam devidamente explicados.

O planejamento do atentado.

Apesar de muitos associarem a figura de Osama Bin Laden a toda a tragédia do 11 de Setembro, a ideia do atentado não surgiu do seu imaginário, o grande articulador de um ataque sem precedentes ao poder financeiro norte-americano partiu de uma figura muito pouco divulgada na grande mídia, trata-se do Khalid Sheikh Mohammed, nascido no Paquistão e já experimentado em outros atentados nos anos 90.
Em 1995 Khalid Mohammed arquitetou um plano ousado e ao mesmo tempo aterrador, sim, vamos falar da “Operação Bojinka”, o plano consistia em explodir 12 aviões ao mesmo tempo que voariam dos USA para a Ásia, embora o plano tenha fracassado, Mohammed não desistiu, foi nesse contexto que finalmente se aproximou de Osama Bin Laden, que outrora já tinha sido aliado dos americanos e conhecia com detalhes as estratégias de segurança dos americanos.

O que motivou o ataque as torres gêmeas
A princípio, Khalid Mohammed propôs a Bin Laden uma união para uma investida similar a “operação Bojinka”, embora Osama fosse um indivíduo tão obstinado quanto, o seu cálculo e a sua frieza ao planejam se destacavam, Bin Laden refinou as ideias de Khalid, e sugeriu que seria muito mais emblemático sequestrar os aviões para colidi-los com algum símbolo importante da américa, desse modo, Osama financiou todo o projeto, bem como toda a logística do atentado, dessa maneira, o fatídico 11 de setembro de 2001 aconteceu.

As motivações do ataque terrorista

A guerra do golfo foi a nascente de toda essa corrente de acontecimentos que culminaram nos atentados de 11 de setembro de 2001, tanto as motivações estão arraigadas naquele conflito, que em 7 de agosto de 1998 caminhões bombas explodiram simultaneamente nas embaixadas americanas de Nairóbi (Quênia) e Dar es Salaam (Tanzânia), essa data em especial diz alguma coisa aos leitores desse artigo? Pois essa data foi escolhida por Bin Laden exatamente por ser o aniversário da chegada de tropas dos USA na Guerra do Golfo em 1991, os terroristas capturados pelo exército americano tempos depois do atentado do 11 de setembro relataram que haviam três motivos principais para o ataque aos USA, são eles:

  • Presença Americana em terra sagrada, pois a Arábia Saudita é guardiã das duas terras sagradas do Islã, Meca e Medina, sendo intolerável a presença de infiéis.
  • Apoio Norte-americano a Israel, pois o estado israelense possui um histórico de extensos conflitos na região, em especial contra a região da Palestina com uma população predominantemente árabe e muçulmana.
  • As intervenções dos USA e da ONU em assuntos do oriente médio, o apoio logístico ao governo Egípcio contra a irmandade islâmica.

Se você gostou do nosso artigo, não deixe de compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos, duvidas e sugestões deixem nos comentários, até próxima.

 

Veja também: Qual foi o primeiro presidente do Brasil ?

Compartilhe nas redes sociais:

Veja Também

O que são fontes históricas

O que são fontes históricas?

O que são fontes históricas? São os documentos, as “fontes” que o historiador utiliza para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *