quinta-feira , 15 novembro 2018
Início » Saúde » Quais são os Requisitos para doar sangue ? Confira aqui!

Quais são os Requisitos para doar sangue ? Confira aqui!

Requisitos para doar sangue

Requisitos para doar sangue

A doação de sangue é um verdadeiro ato de amor para com o seu próximo e extremamente necessário ao longo do ano, sobretudo, durante o inverno. Nos meses mais frios, o estoque das unidades de atendimento cai consideravelmente em todo o Brasil. Caso você tenha interesse em ajudar a mudar esse cenário, sempre é bom conhecer os requisitos para doar sangue.

De acordo com informações do Governo Federal, são realizadas aproximadamente 3,5 milhões de doações anualmente. Conforme dados de 2016, somente 1,5% dos brasileiros tem costume de efetuar esse gesto solidário, o que equivale a 16 a cada mil habitantes.

Mesmo que a estatística esteja dentro do nível colocado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), girando em torno de 1% da população de cada país, o Ministério da Saúde tem feito campanhas a fim de ampliar essa quantidade anual e conscientizar os brasileiros.

Investimentos no setor

Conforme dados do próprio Ministério da Saúde, foram investidos mais de um bilhão de reais na rede de sangue e hemoderivados (Hemorrede). Essa quantia foi encaminhada para a melhoria da rede visando a modernização dos locais, o aprimoramento dos funcionários e também dos procedimentos da rede.

Nos dias de hoje, o país conta com 32 hemocentros e mais de 2000 serviços de hemoterapia, abrangendo hemocentros regionais, unidades de hemoterapia, centros de coleta e transfusão, ambiente de triagem laboratorial para doadores e ainda agência transfusionais.

Requisitos para doar no sangue no Brasil

É importante salientar que a doação de sangue é totalmente voluntária e favorece qualquer individuo sem levar em consideração o parentesco ou não com o possível doador. Mas, quais as condições você necessita cumprir para conseguir realizar a doação?

Requisitos para doar sangue

Faixa etária

No território nacional, os brasileiros entre 16 e 69 anos tem a condição de efetuar a doação de sangue. No entanto, é preciso prestar atenção para os adolescentes com menos de 18 anos! Aos 16 e 17 anos, os adolescentes precisam da aprovação prévia dos pais ou responsáveis.

Já as pessoas entre os 60 e 69 anos, o individuo só cumprirá os requisitos para doar sangue se já tiver feito esse procedimento antes de completar os 60 anos de idade. Por isso, não perca tempo!

Peso

Outra exigência é que o cidadão possua, ao menos, 50 quilos para estar apto a fazer esse gesto.

Bem estar

E outro dos requisitos para doar sangue é estar se sentindo bem física e mentalmente. Além disso, o doador necessitar estar descansado, não pode ter consumido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores ao processo e já ter se alimentado no dia.  

Freqüência

Outro detalhe se refere a regularidade. O limite máximo é de quatro ações por ano para os homens e três para as mulheres a cada 12 meses. Sendo que deve ocorrer um espaçamento de 60 dias para o público masculino e 90 dias para o público feminino entre uma doação e outra.

Documentação

Por fim, o interessado em fazer a doação precisa levar um documento de identificação recente com foto no dia e passar por um questionário e alguns exames bem simples. Vá em frente!

 

Veja também:  Quais são os exercícios para perder barriga ?

 

Compartilhe nas redes sociais:

Veja Também

água com limão emagrece

Água com limão emagrece mesmo?

Água com limão emagrece mesmo? Hoje em dia, a busca pelo corpo perfeito tem feito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *