sábado, abril 27, 2024
Google search engine
HomeArte & CulturaAinda existe o trema?

Ainda existe o trema?

O trema, também conhecido como acento de trema, foi um sinal diacrítico utilizado na língua portuguesa para indicar que a letra “u” em “gue” e “gui” deve ser pronunciada separadamente, em palavras onde, de outra forma, seria natural fazer um dígrafo (uma combinação de duas letras que representa um único som). Por exemplo, na palavra “linguística”, o trema era colocado sobre o “u” da sílaba “gui” para indicar que deveria ser pronunciado o U, e não fundido com o “i”.

Entretanto, a reforma ortográfica de 2009 promoveu uma significativa mudança no uso do trema na língua portuguesa. Conforme as novas regras, o trema foi completamente suprimido da ortografia, com a exceção de nomes próprios e seus derivados. Isso significa que nas palavras do vocabulário comum, o trema não deve mais ser utilizado. O objetivo dessa reforma foi simplificar a língua escrita e tornar a ortografia mais uniforme, alinhando-a com o português falado.

Portanto, a resposta é que, para o português padrão conforme as normas ortográficas em vigor, o trema não é mais utilizado, a menos que seja em nomes próprios e seus derivados, como “Müller” ou “Mülleresco”. É importante notar que, embora o trema tenha sido abolido na ortografia padrão, ainda é possível encontrá-lo em documentos ou textos mais antigos ou em outras línguas que usam o português, onde o trema pode ser utilizado de acordo com as regras daquela língua.

Rafael Zaia
Rafael Zaia
Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo, trabalha a mais de 15 anos com marketing digital e consultoria em comunicação tendo passado pelas áreas de Mídia e SEO.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments